Empreendedorismo

Quero empreender, mas não sei por onde começar

Você decidiu que é a hora certa para investir em um negócio próprio, se dedicar da mesma forma que faz pela empresa dos outros e assim alcançar o sucesso. Mas aí chegam as dúvidas. Para qual caminho devo seguir? Será que o negócio que imagino dará certo?

Fique tranquilo e respire. Estas são questões que normalmente martelam a cabeça da maioria das pessoas que buscam empreender. Para alcançar as respostas e sair do querer para o fazer, nós separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar a ideia de sucesso e descobrir se realmente vale a pena investir tempo e dinheiro nela.

 

Dica 1 – Faça o que gosta

Não acredite no conto de fadas de que ser empresário é fácil. Você vai ralar muito para alcançar o sucesso e transformar o seu negócio em rentável. Passará muito mais tempo nele, do que em horas de lazer e curtição. Está preparado para isso? Se a resposta for sim, continue a ler e busque algo que realmente goste de fazer.

Se pergunte assim: se eu não precisasse de dinheiro, qual o negócio que eu teria? Fazer o que realmente gosta e entende é meio caminho andado. É a forma mais divertida de trabalhar e os problemas que aparecerem no meio da jornada serão mais prazerosos de serem resolvidos e enfrentados.

 

Dica 2 – Observe em volta

Definido o setor, observe. Veja o que não existe ainda. Divida com o grupo maior de amigos as suas ideias e convicções para o seu empreendimento e escute (sem medo de críticas) o que as pessoas pensam e enxergam do mercado que você quer seguir. Busque possíveis concorrentes também e entenda como trabalham, quais são os espaços que não atuam e como você pode utilizar disso para se diferenciar.

 

Dica 3 – Busque soluções para problemas que já existem

Não tente inventar um problema novo. Todos eles já existem e estão à disposição para aqueles empenhados em encontrar soluções diferenciadas. Dentro do mercado que escolheu existem muitos. Defina alguns destes para investigar melhor, entender o porquê acontecem e porquê ainda não foram resolvidos. Converse com especialistas e antecipe também. Como eles estarão no futuro? Como posso criar o meu negócio em cima de uma resposta concreta para eles?

 

Dica 4 – Se atualize constantemente

O mundo é cada vez mais rápido. Ideias surgem, novos modelos de negócio aparecem. É preciso estar antenado para não ficar para trás. Estudar tendências do seu segmento vai te ajudar a manter o seu negócio competitivo.  Busque sempre eventos, workshops, palestras que trabalham inovação em geral, não só o seu nicho de mercado. Muitas vezes, boas ideias que estão sendo desenvolvidas em outros setores podem ser aquela solução que você estava buscando para o seu negócio.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Fernanda Aléssio
Load More In Empreendedorismo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

Veja também

Como planejar o seu dia e cumprir todas as tarefas

O dia começou. Tudo parece tranquilo e você ...