Concentração e produtividade

Motivar colaboradores pode aumentar o seu lucro

Nós sempre pensamos em cortes, investimentos em equipamentos ou estrutura para aumentar o lucro, mas esquecemos do principal ativo de qualquer empresa: seus funcionários. São eles que atendem aos  clientes, vendem o produto e representam a qualidade e tudo o que idealizamos para a nossa marca. Um mau atendimento, por exemplo, afetará muito mais a reputação da empresa, do que o escritório ser maior ou menor do que a concorrência.

Por isso, motivá-los deveria ser uma das prioridades das empresas. Mantê-los felizes, engajados e vestindo a camisa com certeza fará do seu negócio um local querido por todos para trabalhar, o que refletirá no crescimento do faturamento no final de cada mês. Separamos algumas dicas que podem ajudar a manter a sua equipe motivada para os desafios e empolgada por trabalhar com você.

 

Dica 1 – Estimule e dê feedbacks sempre

Manter todos como parte do negócio passa pelo fator de ensinar e ajudar. Para isso, nada melhor do que estimular as pessoas a criarem e crescerem. Passe desafios, dê responsabilidades a todos e delegue tarefas para que se mantenham motivados a inovar. É essencial se manter próximo e presente e, para isso, não deixe de dar feedbacks. Mostrar este cuidado e preocupação é importante para desenvolver o espírito de equipe. Nem sempre as devolutivas serão positivas, mas são necessárias. Devem ser feitas e explicadas com exemplos, para que todos consigam melhorar. E não se esqueça dos elogios quando o feedback negativo virar resultado positivo!

 

Dica 2 – Engaje e crie uma rede entre seus funcionários

Transforme o seu time em mais do que simples colegas de trabalho. Um precisa confiar no outro e em você para que todos se sintam em uma segunda casa. O ambiente de competitividade mantem todos motivados, mas cria um ambiente pesado, onde todos querem passar por cima para chegar ao topo.  Em longo prazo você terá uma equipe desconfiada e em busca de um novo emprego onde terão mais aconchego. Disputar por espaço cansa. Faça com que todos se ajudem. Quando um cresce todos crescem. Esse é o melhor dos ambientes.

 

Dica 3 – Ouça todos

Cobrar faz parte do dia a dia, mas você sabe o que o seu funcionário acha de trabalhar para você?  Esteja aberto a sugestões, a novas ideias e, porque não, propostas diferentes de trabalho. Ouça a todos. Quando uma boa ideia surgir, faça questão de anunciar ao time de quem foi e a importância disso. Com certeza, todos se sentirão motivados a sair do básico. Isso será muito positivo para a empresa se oxigenar com as novidades do mercado, que muitas vezes passam despercebidas pela diretoria, preocupada em números e metas.

 

Dica 4 – Celebre as conquistas

As dificuldades são diárias, por isso, quando as vitórias chegam precisam ser valorizadas. Comemore com todos. Faça questão de parabenizar os envolvidos e toda a equipe que, mesmo em menor escala, colaborou para que o objetivo fosse conquistado. Pode parecer pouco, mas um elogio pode dar o gás necessário para o seu funcionário render mais e trazer resultados ainda maiores para o seu negócio.

 

 

 

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