Empreendedorismo

Crise? Confira 5 dicas para reinventar o seu negócio

A crise fez alguns estragos durante todo o ano de 2017 e quase todos os setores da economia foram afetados. Dificilmente um empresário não sentiu os efeitos de quedas de faturamento e número de clientes.

Mas, como diz o ditado, ‘mar calmo nunca fez bom marinheiro’, então precisamos aprender e usar estes momentos de dificuldades como aprendizado para crescer. Pensando nisso, o blog da 4You Coworking traz cinco dicas para você utilizar a crise para reinventar o seu negócio.

 

Dica 1 – Aprenda com os erros

Os erros e quedas dos números da sua empresa podem servir como uma autorreflexão importante para se reinventar. Debruce sobre suas performances e encontre onde estão os gaps do seu negócio. Com esta análise detalhada provavelmente você encontrará oportunidades para crescer.

Mas é muito importante não ter medo de mexer nas feridas. A autocrítica pode ser dolorosa, entretanto sempre é muito útil. Deixe fora da sua sala os seus conceitos e pré-conceitos e busque enxergar com clareza os seus erros. Só assim você terá a noção exata do novo caminho por onde trilhar.

 

Dica 2 – Olhe para seu cliente

Você sabe o que o seu cliente está dizendo de você? Isso é imprescindível para encontrar os seus diferencias e apostar ainda mais neles. Se esta empresa manteve os seus serviços mesmo na crise é porque realmente eles fazem a diferença. E não se esqueça daqueles que encerraram a parceria. Entender o motivo disso e como você pode melhorar nos aspectos negativos que forem pontuados podem te ajudar a se reinventar e conquistar novos clientes. O problema sentido por ele pode ser algo sentido por outros, mas que ainda não incomodaram o suficiente para te deixar. Dá tempo de corrigir esta rota.

 

Dica 3 – Conheça o seu mercado

Normalmente em um momento de crise nos afogamos em contas e problemas operacionais e não nos damos conta do que acontece em nossa volta. Pare e tire sua cabeça de dentro do seu negócio. Olhe para o que o mercado e concorrentes estão fazendo para superar as dificuldades. A crise é de todos, mas alguns conseguem lidar melhor com ela. Por quê? Entenda isso e descubra como você pode melhorar e sentir as ondas, somente com uma marola no seu negócio.

 

Dica 4 – Invista

Parece loucura, mas é a forma de você se destacar no seu setor. Todos estão colocando os pés nos freios, esperando a tempestade passar antes de voltar a caminhar, por isso é a hora de acelerar e deixar a concorrência para trás. Com a análise dos seus erros, observando os clientes e entendendo as novidades do seu setor, você terá um panorama completo de onde investir para crescer. Quando os clientes voltarem a procurar o seu serviço você já estará mais preparado e pronto para entregar o que eles precisam.

 

Dica 5 – Não pare de se reinventar

Esta última dica é a mais valiosa. Depois que você aprendeu a se reinventar, não pare mais. Não se acomode quando o seu negócio estiver em alta. Busque sempre alternativas para se diferenciar de todos. Esperar a crise para repensar os seus serviços pode ser tarde e as alternativas podem ficar escassas em um mercado enxuto e congelado. Por isso, analise sempre tudo o que acontece dentro e fora da sua empresa para calcular os passos e, quem sabe, mudar a direção.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Fernanda Aléssio
Load More In Empreendedorismo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

Veja também

Como planejar o seu dia e cumprir todas as tarefas

O dia começou. Tudo parece tranquilo e você ...