Redes e Relacionamentos
Confira seis dicas para falar em público

Confira seis dicas de como falar em público

Um dos maiores medos da maioria dos empreendedores não está relacionado a contas ou crescimento, mas sim o ‘abominável’ ato de falar em público. Seja para uma palestra ou para vender o negócio em uma reunião, fazer uma apresentação e passar todas as informações com clareza deixa muito empresário bem sucedido em grandes dificuldades. Mas por que falar de algo que se faz todos os dias traz tanto receio? Mesmo aqueles que são ousados na hora de negociar, possuem medo de errar na frente dos espectadores.

Para te ajudar a ganhar confiança na hora daquele discurso em público, separamos seis dicas que vão te ajudar a chegar mais confiante neste momento tão importante para o seu negócio, a final, contar o que se faz e ser ouvido como especialista sobre o assunto que trabalha é uma peça importantíssima de vendas e marketing.

 

Esqueça de anotar os discursos

Sim, você não entendeu errado. Esqueça suas anotações, pois ler enquanto fala deixa a sua palestra monótona e faz parecer que você não tem o domínio sobre o assunto que está tratando. Anote no máximo tópicos e discorra sobre eles. Faça de uma forma leve, como se estivesse conversando com o público. Isso mostra espontaneidade e total controle sobre o tema.

 

Treine antes do ‘jogo’

Todo mundo treina para chegar à perfeição. Nenhuma pessoa, por melhor que seja, aprendeu a falar em público sem se preparar. Faça sua palestra ou apresentação na frente do espelho e até para um público de amigos. Estes últimos poderão te passar bons feedbacks para melhorar e até mesmo te mostrar aonde e como deixar o assunto mais interessante. Até o Barcelona precisa treinar para jogar bem. Falar em público é aprendizado e quanto mais você se preparar melhor e mais confiante será.

 

Saiba o que está falando

Dentro da preparação é muito importante saber tudo sobre o que irá palestrar. Até mesmo antevendo o que podem te perguntar. Esta é uma forma de se sentir mais seguro e não se perder na hora de uma pergunta capciosa. Faça um questionário com respostas de tudo e treine. Isso o tornará mais natural na hora de falar e passará segurança para quem estiver na plateia.

 

Saiba para quem está falando

Entender quem é o seu público também é importante. Não adianta usar termos técnicos se quem estiver ouvindo não está inteirado. Por exemplo, caso fale de economia para donas de casa, você precisa levar o assunto para o dia a dia delas. Cite exemplos do mundo dos seus ouvintes. Isso deixará todo mundo mais interessado. Quando o tema está no cotidiano dá mais vontade de prestar atenção.

 

Movimentos falam

Cuidado com as mãos. Na hora de treinar, preste atenção nos movimentos para que eles não estejam sinalizando ao contrário do que você está querendo passar. Na hora do nervosismo também é muito comum dar aquela tremedeira. Tente disfarçar. Veja no espelho a melhor forma de esconder. Por mais tenso que esteja, é legal que ninguém perceba.

 

Expresse emoções

A apresentação precisa fazer com que os olhos dos ouvintes brilhem. Mas como fazer? Por mais que a frase pareça longe do seu alcance, é mais simples do que você imagina. O porquê você se interessou por este assunto? O que te motivou a trabalhar com isso? Esta paixão precisa estar no seu discurso, pois com certeza é este mesmo interesse que trouxe a sua plateia para te ouvir. Veja na sua palestra os pontos que mais te motiva sobre o tema e faça questão de frisar eles, explicar e exemplificar para que todos entrem neste seu mundo.

Share this Story
  • Confira seis dicas para falar em público
    Redes e Relacionamentos

    Confira seis dicas de como falar em público

    Um dos maiores medos da maioria dos empreendedores não está relacionado a contas ou crescimento, mas sim o ‘abominável’ ato de ...
Load More Related Articles
Load More By Fernanda Aléssio
Load More In Redes e Relacionamentos

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

Veja também

Como escolher o Coworking que combina com o meu negócio

Empreender passa pela definição do local de trabalho. ...