Empreendedorismo
confira dicas de como montar sua apresentação

Confira dicas para montar sua apresentação

A apresentação é um meio muito importante de conquistar um novo cliente. Seja durante uma reunião ou mesmo enviando por e-mail. Neste segundo momento então, a qualidade dela deve ser primordial, pois é a imagem da sua marca, o momento exato onde a pessoa vai decidir em querer trabalhar com você ou não.

Quase que por unanimidade, o PowerPoint é a ferramenta mais utilizada. Com suas inúmeras usualidades, ele aceita comandos básicos, oferecendo desde layouts mais simples até alguns mais complexos. Pode parecer fácil, mas fazer uma boa apresentação requer atenção e encontrar o formato certo para o público em questão.

O Blog da 4You Coworking traz para você algumas dicas imprescindíveis para montar os seus slides e conseguir impressionar na hora da prospecção.

 

Dica 1 – Planejamento

Primeiro passo é definir as mensagens que serão transmitidas. Crie um roteiro a ser seguido. Qual a ordem de informações, o que irá conter em cada slide? Este rascunho te dará a noção exata se a ordem de conteúdo está seguindo uma lógica.

Por isso, tenha sempre em mãos os dados, textos e imagens que vai usar como base para o seu raciocínio.  Desta maneira, você visualiza toda a apresentação e evita colocar um dado cuja explicação só virá muito adiante.

 

Dica 2 – Tamanho

Quando o projeto ou produto é nosso tudo parece ser importante, mas quanto mais longa sua apresentação for, mais chance de o possível cliente não ler até o final. Cada vez com os dias mais corridos, os empresários e compradores que possuem o poder de decisão precisam ser fisgados nos primeiros slides, antes de se distraírem com outra coisa.

Por este motivo, selecione os principais dados, o motivo que o seu serviço é importante e o seu diferencial do mercado para colocar. Cative e faça com que a pessoa que está lendo descubra a necessidade de ter seus serviços.

 

Dica 3 – Não polua o slide

Por mais que seja bacana passar todas as informações, evite colocar muitos elementos no slide. Uma apresentação cheia de recursos fica cansativa, além de dar a impressão que você não domina o assunto e colocou o máximo de detalhes para tentar impressionar. Separe os temas em tópicos, deixe a explanação somente com os pontos principais. Mostre para amigos ou colegas, ainda mais aqueles que não conhecem o seu serviço. Desta forma você verá se está sendo claro na explicação.

 

Dica 4 – Fontes e efeitos

Nesta hora, menos é mais. Evite usar formatos com excesso de detalhes e misturar várias fontes. O mais importante é que a pessoa entenda o que está escrito e letras muito trabalhadas ou coloridas podem atrapalhar esta visualização e cansar o interlocutor.

Muita gente também gosta de aplicar efeitos nas palavras, como desaparecer, elástico, revelar, etc. Tome cuidado para não lotar as apresentações com isto. Slides repletos de efeitos ficam um pouco amadores e correm o sério risco de travar na hora da leitura. Um conselho é optar pelo mais básico. Quanto mais clara e objetiva for a sua apresentação, mais o cliente verá o seu produto. Ele deve ser a estrela.

 

Dica 5 – Colocar gráficos ou não?

Gráficos são elementos legais para compor uma apresentação, entretanto tome o cuidado de deixá-los legíveis. Evite letras pequenas ou excesso de cores. Também é muito importante checar as fontes de informação, caso você use dados de especialistas para embasar o seu pensamento. Cair em contradição por utilizar um número falso ou de uma fonte sem credibilidade pode acabar com a sua imagem e derrubar o seu serviço.

Lembre-se: um gráfico bem feito vale mais do que um parágrafo.

 

Dica 6 – Ortografia

Esta dica, por mais que pareça básica, é uma das mais importantes. Leia e releia tudo. Se for possível passe para alguém revisar. Às vezes estamos tão empolgados escrevendo que passa uma vírgula aqui, um acento ali ou comemos uma letra que dá outro significado para uma frase. Pronto. Toda a credibilidade foi para o ralo.

Um empresário que estiver lendo sua apresentação precisa ter certeza de que você é um bom profissional, entende da sua área e, acima de tudo, sabe se comunicar. Um erro gramatical pode comprometer estes três pilares.

 

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