Redes e Relacionamentos
Confira dicas de como as redes sociais podem influenciar na sua carreira

Como as redes sociais influenciam em nossa carreira

As redes sociais influenciam em nossa carreira e também em toda a nossa vida. Tudo o que postamos chega a milhares de pessoas, amigos, contatos e também para aqueles não nos seguem ainda, mas podem ser interessantes conexões para o nosso crescimento profissional. O seu futuro chefe, o RH da empresa que você está participando por processo seletivo, possíveis colegas de trabalho ou clientes que precisam do seu serviço, todos, quase sem exceção, estão conectados em alguma das redes.

O LinkedIn tem foco empresarial, mas o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre outros também funcionam como canais para encontrar interessados nos seus serviços. Por isso, é melhor evitar uma exposição negativa, seja com uma foto, um vídeo ou com um comentário.

Mas isso quer dizer que eu não devo postar nada? Pelo contrário. Interagir é criar networking, mas é bom ter cuidado com os conteúdos. Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a não perder uma boa oportunidade profissional por um post fora de hora.

 

Dica 1 – Lembre-se que você está sendo observado

Você já digitou seu nome no Google? Isso te dará a dimensão de como está a sua imagem perante a internet. Todos os seus perfis mais aquilo que você criou, seja escrevendo ou dando uma entrevista, estarão lá para te promover ou denunciar.  A maioria dos departamentos de recursos humanos verifica na web antes de contratar, assim como quem busca um produto ou consultoria também analisa indicações e opiniões online.

O tempo todo somos observados, mesmo quando postamos algo de dentro do nosso quarto. A entrevista de emprego ou a venda do seu negócio passa cada vez mais pelas suas postagens pessoais. É a sua marca e seu currículo.

 

Dica 2 – Cuidado com as fotos

Era sua folga. Você foi para balada e encheu de fotos o seu perfil. No dia seguinte nem se lembra o que postou. Às vezes essas fotos podem chegar ao RH que está te contratando ou a aquele cliente que está buscando o seu serviço, como um paciente busca um médico. Mesmo sendo seu momento de lazer, pense duas vezes antes de postar. Guarde como lembrança, já que nem todo mundo precisa saber o que você faz.

Isso serve também para o cuidado com fotos e vídeos feitos dentro das empresa. Aquele self na sala de reunião pode mostrar um detalhe de um projeto secreto e chegar nas mãos do concorrente. Ou, como muitas demissões por justa causa já aconteceram, usar o produto para aquela piada entre amigos. Um whatsApp no grupo pode sim chegar até o o seu chefe.

 

Dica 3 – Valorize conquistas e posts interessantes

Mostrar os seus resultados positivos é uma boa oportunidade de divulgar o seu trabalho. Tente dividir com os colegas de time as vitórias para também não soar como arrogância. Isso traz um traço de trabalho em equipe que todos buscam em novos funcionários. Postagens com conteúdos sobre inovação profissional ou sobre matérias que despertem debates interessantes podem também agregar muito ao seu perfil e te transformar em uma pessoa antenada as mudanças.

 

Dica 4 – Fuja de debates sem fundamentos

É importante sim ter opinião, mas fuja de discussões ou brigas na internet. Levantar ideias é uma coisa, mas brigar por política, religião, futebol ou se a cor do vestido é azul ou branco não vai te acrescentar em nada. Pelo contrário, vai te tornar uma pessoa vista como chata pelos seus contatos. Ninguém quer trabalhar com alguém chato, não é mesmo?

 

Dica 5 – Não faça na web, o que você não faria na rua

A última e mais importante. Lembre-se sempre que você está sendo observado, como se estivesse andando na rua da sua casa. Você xingaria alguém por não ter a mesma opinião que você na calçada? Essa seria uma atitude que você teria também com o seu chefe em uma reunião? Pois ele pode ter uma visão diferente da sua.  Neste caso, as ofensas publicadas por você também vão atingi-lo. Educação e respeito devem ser a base na vida, seja ela online ou não.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Fernanda Aléssio
Load More In Redes e Relacionamentos

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

Veja também

Como planejar o seu dia e cumprir todas as tarefas

O dia começou. Tudo parece tranquilo e você ...