Empreendedorismo

5 dicas de como empreender sem esquecer as finanças

Quando a palavra empreender vem a cabeça já se pensa na hora no sonho de ter um negócio e fazer os seus próprios horários, mas se esquece do caminho até uma situação estável. Por mais que a ideia seja boa e que tenha cliente para comprar o seu produto, existe uma distância entre sair do papel e atingir o sucesso. E tudo passa diretamente pela saúde financeira da sua empresa. É muito importante planejar todos os passos, seja na criação do conteúdo, formato de venda, infraestrutura necessária sempre prestando atenção no bolso. Pensando em te ajudar, separamos aqui cinco dicas para você empreender, sem esquecer as finanças.

 

Dica 1 – Controle tudo

Todos os gasto e investimentos devem ser registrados. Tudo deve ser contabilizado nas planilhas de fluxo de caixa. Elas são muito importantes para entender como o seu negócio funciona e se ele está dando lucro. O que saiu no mês comparado com o que entrou mostrará como anda o balanço da sua empresa, se é necessário cortar custos ou se já está em um equilíbrio. Em muitas vezes, o empresário se sente desmotivado por não saber se está no azul ou no vermelho. Quando seu fluxo de caixa está atualizado e bem estruturado, você tem muito melhor controle da situação.

 

Dica 2 – Não misture pessoal com profissional

Um erro muito comum no inicio de um negócio próprio é usar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais. Essa mistura, além de te trazer um problema enorme na hora da declaração do Imposto de Renda, pode comprometer inteiramente o fluxo de caixa. É muito importante manter o profissionalismo nessa hora para entender exatamente quais são os gastos reais e como manter o seu negócio girando. Esta separação também vale para contas bancárias. Mantenha separada a conta física e jurídica. Cada coisa deve seguir uma lógica para que o sua empresa já comece no rumo financeiro certo.

 

Dica 3 – Analise os Investimentos

Essa organização dos itens acima vai ser o diferencial quando o pensamento for onde investir. Com todos os dados em mãos, você terá um raio X da saúde financeira e também uma análise do que está dando resultado e o que não decolou ainda.  Também é necessário ver tudo como um investimento. Computadores, escritório, mesas, cadeiras. Tudo isso são patrimônios do seu negócio e que precisam de manutenção, gerando gastos extras. Por isso, esses números mostrarão quais os melhores caminhos a seguir. Será que posso ter uma sala própria ou é mais interessante um coworking? Comprar ou alugar um computador? Esta na hora de contratar alguém para me ajudar? São perguntas que irão surgir e somente com fatos e dados na mão a sua resposta será exata.

 

Dica 4 – Estude e se dedique

Ninguém nasce sabendo como fazer uma empresa dar lucro. Seguir pela técnica da tentativa e erro pode te custar muito dinheiro, por isso não hesite na hora de procurar um curso ou uma ajuda para entender e aprender sobre finanças. O caixa de uma empresa é como se fosse o coração. Todos os outros setores devem funcionar bem, mas se o coração parar, com certeza você não terá como continuar a empreender. Por isso, invista em conhecimento para conseguir gerir da melhor maneira o seu negócio.

 

Dica 5 – Não tenha medo

Por mais glamoroso que pareça, empreender é muito difícil. Com certeza você terá muitos problemas e muito trabalho até conseguir o sucesso ou reconhecimento. Então, se prepare e não tenha medo de enfrentar os desafios. O financeiro é mais um obstáculo de aprendizado que irá surgir na sua frente e assim como os outros precisará ser derrotado.  Faz parte do crescimento e da consolidação de um negócio entender o fluxograma dele e usá-lo a seu favor. Quanto mais você conhecer do seu empreendimento, mais preparado estará quando as adversidades – e serão muitas – cruzarem o seu caminho.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Fernanda Aléssio
Load More In Empreendedorismo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

Veja também

Como planejar o seu dia e cumprir todas as tarefas

O dia começou. Tudo parece tranquilo e você ...