Concentração e produtividade
4 dicas para mesclar trabalho e descanso como empreendedor

4 dicas de como mesclar trabalho e descanso como empreendedor

Quantas vezes você não olhou para o relógio e desejou que o dia tivesse mais de 24 horas para executar todas as atividades e ainda conseguir horas de descanso? Para levar o seu negócio ao sucesso, claro que é preciso muitas horas de dedicação, porém quando rouba uito todo o tempo de lazer, a sensação de frustração é inevitável.

Já dizia Ben Parker, tio do Homem Aranha, dos quadrinhos e telas de cinema: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, mas isso não quer dizer sacrificar ao extremo sua vida pessoal para chegar ao topo. Até o Homem Aranha tinha seus momentos de descanso, certo? Para ajudar a harmonizar seu trabalho com o lazer, trazemos quatro dicas que vão melhorar sua qualidade de vida e até mesmo sua produtividade.

 

Dica 1 – Equilíbrio

Muitos empreendedores preferem abrir mão das horas de sono para trabalhar, acreditando que esta é a melhor maneira de alcançar o sucesso. Acredite, chegará uma hora em que seu corpo não vai suportar a carga excessiva e sua produtividade irá cair. Uma mente cansada não funciona. Avalie bem em todos os casos se realmente é necessário fazer hora extra. Caso seja, compense as horas trabalhadas com mais folgas.

 

Dida 2 – Aprenda a palavra mágica

Com uma dica simples de apenas uma palavra, vamos te ensinar a conquistar seu descanso. O equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal depende da habilidade de saber dizer “não”. Muitas vezes acabamos concordando em nos sobrecarregarmos para compensar a ineficiência ou falta de uma pessoa. Quando se vê, você já assumiu todas as tarefas do colega. Esqueça isso! Uma pessoa não pode fazer o trabalho de duas ou mais.

 

Dica 3 – Cuidado com as distrações

As vezes quando estamos no trabalho, acabamos nos distraindo com pequenas bobagens, como mexer no celular, dar aquela espiada no Facebook, etc. Não é que não pode, porém estabeleça suas prioridades e faça o seu trabalho. Deixe para conferir redes sociais no horário do almoço ou quando chegar em casa, afinal são para lazer. Acessá-las no trabalho pode tirar o seu foco, atrasar o expediente e fazer com que trabalhe ainda mais para compensar.

 

Dica 4 – Otimize seu tempo

Falando em tecnologia, que tal utilizar para otimizar seu tempo? Use os aplicativos de agenda para definir as suas atividades do dia, assim você terá uma noção do que tem para fazer e não perderá tempo. Sempre reserve uma pequena parcela para eventuais imprevistos. Não misture casa e trabalho; expediente serve para se dedicar ao trabalho e estar em casa significa descansar. Foque no que é preciso fazer, estabeleça os prazos para não sobrecarregar e ‘mãos a obra’!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Fernanda Aléssio
Load More In Concentração e produtividade

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

Veja também

Como escolher o Coworking que combina com o meu negócio

Empreender passa pela definição do local de trabalho. ...